Agende por Whatsapp: +11 96917-0390

O que é Síndrome Metabólica?

Uma síndrome é caracterizada por um conjunto de sinais (encontrados no exame clínico) e de sintomas (referidos pelos pacientes). No caso da Síndrome Metabólica, algumas das características que a definem são dadas por exames laboratoriais.

As características encontradas na Síndrome Metabólica são:

  • Obesidade, especialmente concentrada na região abdominal, definida como Circunferência Abdominal (CA) acima de 94 cm (variando até 102 cm, dependendo do grupo que a define) em homens e acima de 80 cm em mulheres.
  • Elevação da pressão arterial (Pressão de 130 x 85 mmHg ou acima) ou pacientes que façam uso de medicamentos para reduzir a pressão arterial.
  • Elevação dos níveis de glicemia (açúcar no sangue): glicemia de jejum entre 100 e 125 mg/dl ou Hemoglobina glicada (HbA1c) entre 5,7 e 6,4%.
  • Elevação dos níveis de triglicérides no sangue (acima de 150 mg/dl) ou redução dos níveis de HDL-Colesterol (abaixo de 40 mg/dl em homens e de 50 mg/dl em mulheres) ou no caso de pacientes que já fazem uso de medicações para reduzir os níveis de triglicérides.

Mas não há necessidade de ter todas as características para que se tenha a Síndrome Metabólica. Normalmente, define-se a Síndrome Metabólica como a presença de 3 dentre as características acima.

A Síndrome Metabólica é importante, porque sua presença indica um risco aumentado do desenvolvimento do Diabetes tipo 2 e de doença cardiovascular.

A Síndrome Metabólica é uma condição frequente?

Ela está ficando cada vez mais frequente. Em um estudo conduzido entre 1999 e 2002, mais de 34% dos participantes enquadravam-se nos critérios diagnósticos da Síndrome Metabólica (mencionados acima). Comparado a um estudo semelhante conduzido entre 1988 e 1994, houve um aumento bastante importante, já que neste estudo anterior, a prevalência de Síndrome Metabólica era de 22% dos participantes.

Acredita-se que alguns fatores ajudam a aumentar o risco de desenvolvimento de Síndrome Metabólica. São eles:

  • Sobrepeso ou obesidade (Índice de Massa Corporal acima de 25 kg/m2);
  • Menopausa (em mulheres);
  • Envelhecimento;
  • Tabagismo;
  • Consumo de uma dieta rica em carboidratos;
  • Sedentarismo;
  • História familiar de diabetes ou de síndrome metabólica.

Quais são os problemas de saúde que podem ocorrer em pessoas com Síndrome Metabólica?

  1. Diabetes: o Diabetes tipo 2 ocorre com maior frequência em pessoas com Síndrome Metabólica. Mudanças de estilo de vida, como redução do peso e aumento de atividade física, ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de Diabetes.
  2. Doença Cardiovascular: as doenças cardiovasculares, que incluem a doença coronariana (que pode levar a um infarto) e a doença cerebrovascular (que pode levar a um derrame), também ocorrem com maior frequência nas pessoas com Síndrome Metabólica.

Qual é o tratamento da Síndrome Metabólica?

O tratamento da Síndrome Metabólica inclui várias mudanças no estilo de vida:

  • Redução de peso, no caso de pessoas com sobrepeso ou obesidade. Uma das dietas que mais mostrou benefícios para a saúde, e, em especial, no caso de pessoas com Síndrome Metabólica, é a Dieta Mediterrânea, que é bastante rica em frutas, vegetais, oleaginosas, grãos integrais e azeite de oliva (ver “Dieta Mediterrânea“).
  • Aumento da frequência e da intensidade de exercícios físicos; o ideal seria conseguir fazer 30 (ou mais) minutos de atividade física moderada (ou intensa) 5 (ou mais) dias da semana. (ver “Exercícios para manter o peso“)
  • Tratamento específico da pressão alta, quando ela estiver presente. (ver “Estilo de vida para ajudar a controlar a pressão“)
  • Tratamento específico do colesterol e/ou do triglicérides elevado quando um ou ambos estiverem presentes.
  • Parar de fumar no caso de pessoas tabagistas. O tabagismo aumenta muito o risco de doença coronariana.

Leia também:

Diagnóstico dos nódulos de tireoide

Diagnóstico dos nódulos de tireoide

Os nódulos tireoidianos podem ser palpáveis à palpação tireoidiana durante o exame clínico. Mas nem sempre isso acontece. Depende do tamanho do nódulo, de sua localização e de características do pescoço da pessoa que está sendo examinada. Após a palpação com suspeita...

Atividade Física

Atividade Física

Atividade física é qualquer atividade que envolva grandes grupos musculares, incluindo atividades diárias rotineiras, como ir ao supermercado ou subir escadas. Exercícios, por outro lado, são atividades físicas realizadas com o objetivo específico de melhorar ou...

Intolerância à Lactose: o que é?

Intolerância à Lactose: o que é?

A intolerância ao leite e aos produtos lácteos ocorre nos indivíduos que possuem níveis insuficientes da enzima lactase, responsável por digerir a lactose. A intolerância à lactose em adultos é bastante comum e afeta cerca de 40% dos brasileiros e 70% da população...

COVID-19

COVID-19

Tenho recebido muitas mensagens de pessoas queridas preocupadas comigo, por ser médica, frente a esse momento em que estamos vivendo, e prestando solidariedade aos médicos e outros profissionais de saúde de forma geral. Não há nada que eu diga que consiga demonstrar...