Hipoglicemia é o nome dado quando o nível de açúcar no sangue está abaixo do normal. O que exatamente isso significa pode ser variável dependendo da situação e idade, mas, para a maioria dos indivíduos portadores de diabetes, valores de glicemia abaixo de 70 mg/ml são considerados hipoglicemia.

A hipoglicemia aguda pode ter diversas causas, mas indivíduos portadores de diabetes apresentam maior risco de apresentar episódios hipoglicêmicos como consequência do tratamento da doença, especialmente no caso daqueles que fazem uso de insulina.

Diferença entre Hipoglicemia, nível normal de açúcar no sangue e Hiperglicemia

Sintomas

Os sintomas da hipoglicemia podem variar entre indivíduos, e dependem do grau de redução do nível de açúcar no sangue. Os sintomas mais frequentemente relatados são:

• Tremores;
  • Suor e calafrios;
  • Irritabilidade;
  • Palidez;
  • Fome;
  • Tontura;
  • Batimentos cardíacos acelerados;

Caso o episódio se prolongue, podem ocorrer sintomas mais graves e que requerem assistência médica, como:

• Confusão mental;
  • Alteração visual;
  • Convulsão;
  • Perda da consciência;

Por isso, é importante aprender a administrar as medicações de forma adequada e manter-se informado sobre como adequar seus hábitos de modo a evitar episódios graves de hipoglicemia.

Além disso, é muito importante que o episódio de hipoglicemia seja prontamente identificado e tratado, antes que se agrave. Essa identificação precoce seguida do tratamento imediato é especialmente importante no caso de pessoas que moram sozinhas e no caso de pessoas idosas. Nesses últimos indivíduos, episódios mais graves de hipoglicemia podem levar a quedas, aumento do risco de infarto ou outros eventos graves.

Prevenção de Hipoglicemia para Diabéticos

Visitas regulares ao médico são a forma mais importante de assegurar sua saúde e prevenir a hipoglicemia. As consultas permitem que os ajustes das medicações sejam realizados de forma constante, evitando descontrole que leve tanto a hiperglicemia quanto a hipoglicemia.

Caso haja mudanças alimentares ou de atividade física ou qualquer alteração em uso de medicações de uso agudo ou crônico, é muito importante que o médico seja notificado. As mudanças, mesmo que para um estilo mais saudável, podem exigir ajustes nas medicações para evitar que episódios de hipoglicemia aconteçam.

Alguns indivíduos, por apresentarem episódios frequentes de hipoglicemia, começam a apresentar uma resistência aos sintomas – isto é, deixam de apresentar os sintomas mais leves, o que abre margem para o episódio se agravar. Especialmente para esses indivíduos, monitores contínuos de glicemia podem ser uma opção, por permitirem o acompanhamento em tempo real e alertarem em caso de hipoglicemia.

Também é essencial que indivíduos portadores de diabetes levem consigo alguma fonte de carboidrato de ação rápida, como sucos de frutas ou tabletes de glicose, que ajudam a estabilizar a glicemia e evitar que ela caia demais. Isso é especialmente importante quando eles estão fora de casa e há o risco de atrasar o horário de uma refeição. Converse com seu médico para sugestões de pequenos lanches adequados ao seu plano alimentar e ao seu tratamento.

Com o devido cuidado, é possível evitar casos mais graves e viver uma vida saudável. Para isso, o mais importante é sempre a interação médico-paciente. O seu médico poderá orientá-lo e desenhar um tratamento individualizado, que se adeque às suas características e necessidades pessoais.