O glúten é uma proteína naturalmente encontrada em alguns cereais, dos quais os mais comuns são o trigo, a cevada, e o centeio. Produtos que os utilizam como matéria prima, como o malte extraído da cevada, usado na fabricação de cervejas, e a farinha de trigo ou centeio, usada na fabricação de pães, bolos e massas, também contêm glúten.

Para a maioria das pessoas, o seu consumo é completamente inofensivo, e essa proteína é digerida como qualquer outra. Mas alguns indivíduos, cerca de 1% da população mundial, possuem uma alteração genética que faz com que a ingestão do glúten leve o organismo a organizar uma resposta imune, que ataca o sistema digestivo e leva a uma série de consequências. Essa condição é chamada Doença Celíaca.

Sintomas da Doença Celíaca

Os sintomas da Doença Celíaca podem variar de pessoa para pessoa, sendo mais de 200 sintomas diferentes conhecidos, e sua intensidade pode variar desde casos bastante leves a sintomas mais graves. Também há variação com a faixa etária: crianças tendem a experienciar mais sintomas digestivos, enquanto adultos têm mais sintomas gerais.

• Principais sintomas digestivos:
    • Diarreia
    • Perda de peso
    • Gases
    • Dores abdominais
    • Náusea e vômito
    • Constipação
  • Principais sintomas gerais
    • Fadiga
    • Anemia
    • Perda de densidade óssea
    • Irritação na pele
    • Problemas no fígado
    • Dores nas juntas
    • Dormência nos dedos

Muitos desses sintomas são causados porque o ataque imune ao intestino leva à retração dos vasos intestinais, causando pior absorção de nutrientes. Em crianças, isso também tem o potencial de atrasar a puberdade e causar menor estatura, a depender do momento do diagnóstico após o aparecimento dos sintomas.

Tratamento de Doença Celíaca

A mudança para uma alimentação sem glúten é o único tratamento com eficácia total. Os sintomas vão sendo gradualmente eliminados conforme os anticorpos no sangue se reduzem e os vilos intestinais voltam ao normal. É importante, após iniciar o tratamento, que haja um acompanhamento médico desses dois fatores, via exame de sangue ou endoscopia.

Na transição alimentar, consulte um médico ou nutricionista para montar uma dieta balanceada. Substitutos sem glúten continuam bastante calóricos e, assim como massas, pães e doces tradicionais, devem ser consumidos com moderação.

Também vale ressaltar que existem diversos produtos não alimentícios, como cosméticos, medicamentos e massinhas de modelar, que possuem glúten na sua composição e podem causar reações em celíacos. Caso tenha sido diagnosticado, consulte um médico para ajudá-lo a encontrar pequenas fontes de glúten menos convencionais.

Não há cura para a doença celíaca, mas uma boa alimentação sem glúten, em conjunto com outras recomendações gerais de saúde, como 7 horas de sono e atividade física, permitem que o celíaco viva uma vida normal e saudável.

Por motivos ainda não esclarecidos, é possível que uma pessoa seja portadora do gene de Doença Celíaca mas não desenvolva a doença, ou se desenvolva apenas na vida adulta. Isso significa que sintomas podem aparecer em qualquer momento da vida, e não se deve hesitar em consultar um médico caso haja sintomas persistentes condizentes com a doença.

Familiares de celíacos têm uma chance elevada de serem portadores da doença, e recomenda-se que também façam exames diagnósticos.