O que é tireoidite pós parto?
Tireoidite é o nome que damos a uma inflamação da glândula tireoide, que está localizada na região anterior do pescoço. A glândula tireoide é a responsável pela produção dos hormônios tireoidianos (T4 e T3), que, por sua vez, controlam o gasto energético do nosso corpo (ver o artigo “Tireoide”).
Existem problemas que acometem a glândula tireoide que podem levar a aumento da produção dos hormônios tireoidianos (chamado Hipertireoidismo) e outros que podem levar a diminuição dos hormônios tireoidianos (chamado Hipotireoidismo).
No caso da tireoidite pós parto, a inflamação na tireoide pode levar tanto ao hiper quanto ao hipertireoidismo; pode inclusive haver os dois quadros na mesma pessoa, começando por um deles e evoluindo para o outro. Essa inflamação pode surgir até um ano após uma gestação, mesmo que a mulher tenha tido um abortamento.
Quais são os sintomas da tireoidite pós parto?
Os sintomas dependerão se a mulher tiver um hiper ou um hipotireoidismo (excesso ou redução dos hormônios tireoidianos).
Conforme já descrito em outra publicação, os sintomas mais comuns do hipertireoidismo são:
- Ansiedade, irritabilidade, insônia
- Fraqueza muscular (especialmente em braços e pernas, o que pode dificultar pegar coisas pesadas ou subir escadas)
- Tremores
- Transpiração excessiva e intolerância a ambientes muito quentes
- Aumento da frequência cardíaca
- Cansaço
- Perda de peso, mesmo comendo normalmente
- Aumento da frequência de evacuações
E os sintomas mais comuns do Hipotireoidismo são:
- Falta de energia
- Queda de cabelo ou cabelo quebradiço
- Obstipação
- Maior sensação de frio
- Diminuição na produção de leite (em mulheres que estejam amamentando)
Existem exames que possam indicar a presença de tireoidite pós parto?
Após a avaliação médica adequada, o médico pode solicitar exames de sangue para verificação dos níveis dos hormônios (TSH e T4 livre), além das dosagens dos anticorpos anti tireoide. O médico também pode solicitar uma ultrassonografia da tireoide se ele julgar necessário.
Existe um tratamento para a tireoidite pós parto?
Em alguns casos, não haverá necessidade de tratamento e o quadro pode melhorar espontaneamente após um período que pode variar de 6 a 12 meses.
Nesse período, podem ser necessários exames de sangue periodicamente. Caso haja uma piora dos exames laboratoriais ou um agravamento dos sintomas clínicos, pode ser necessário iniciar um tratamento específico para o Hiper ou para o Hipotireoidismo.
Na maioria das pacientes, a tireoidite pós parto é autolimitada e não levará à necessidade de uso de medicações indefinidamente. Entretanto, em um pequeno percentual de pacientes, pode haver a evolução para o Hipotireoidismo definitivamente e o tratamento deverá ser mantido.
O quadro pode se repetir em gestações futuras?
Mulheres que tiveram tireoidite pós parto após uma gravidez terão maior chance de desenvolvê-la novamente em gestações futuras e devem ser seguidas com maior atenção.
Leia também:
Diagnóstico dos nódulos de tireoide
Os nódulos tireoidianos podem ser palpáveis à palpação tireoidiana durante o exame clínico. Mas nem sempre isso acontece. Depende do tamanho do nódulo, de sua localização e de características do pescoço da pessoa que está sendo examinada. Após a palpação com suspeita...
Tireoidite
O que é tireoidite? A tireoidite é uma doença na qual a glândula tireoide fica inflamada. A tireoide produz os hormônios tireoidianos, que controlam o metabolismo do nosso corpo. A inflamação que acontece na tireoide nessa situação de tireoidite faz com que grandes...
Deficiência de iodo
O sal é iodado no Brasil. Em virtude desse fato, nosso consumo diário de iodo costuma estar dentro das metas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 90 mcg por dia para crianças de até 5 anos;120 mcg por dia para crianças entre 6 e 12 anos;150 mcg por...
Hipotireoidismo
O que é Hipotireoidismo? O hipotireoidismo é uma doença que faz com a pessoa se sinta cansada. Ele acontece quando a tireoide produz uma quantidade insuficiente de hormônio tireoidiano. A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço; ela produz o...