O que é tireoidite?
A tireoidite é uma doença na qual a glândula tireoide fica inflamada. A tireoide produz os hormônios tireoidianos, que controlam o metabolismo do nosso corpo.
A inflamação que acontece na tireoide nessa situação de tireoidite faz com que grandes quantidades do hormônio tireoidiano que estavam guardados na glândula sejam liberados no sangue. Isso causa aumento dos níveis dos hormônios tireoidianos e, portanto, sintomas de hipertireoidismo. O hipertireoidismo vai durar enquanto houver hormônio tireoidiano estocado na tireoide para ser liberado na corrente sanguínea.
Após essa fase inicial de hipertireoidismo, como não há mais hormônio tireoidiano estocado e como a tireoide está inflamada e não consegue produzir mais, pode haver um período de hipotireoidismo, situação na qual caem os níveis de hormônios tireoidianos no sangue.
Mas essa situação de hipotireoidismo tende a ser autolimitada. Quando o processo inflamatório melhora, a tireoide volta a produzir hormônios novamente e os níveis ficam normalizados no corpo.
O que causa a tireoidite?
- Uma das causas de tireoidite pode ser a presença de auto-anticorpos; nessa situação, há um problema no sistema imune, que começa a produzir anticorpos contra a tireoide. Nessa situação, muitas vezes, não há normalização da função da tireoide.
- Gestação.
- Medicamentos ou radiação.
- Infecções.
Quais são os sintomas da tireoidite?
Os sintomas podem variar de acordo com a causa e também de acordo com o momento da tireoidite (de hiper ou de hipotireoidismo).
Alguns sintomas que podem ser percebidos:
- Aumento do tamanho da tireoide, que fica mais evidente na frente do pescoço.
- Dor no pescoço, que pode irradiar para as orelhas. A dor é mais evidente à deglutição.
- Sintomas de hipertireoidismo:
- Fraqueza ou cansaço
- Perda de peso
- Aceleração da frequência cardíaca
- Aumento da sudorese e intolerância ao calor
- Ansiedade
- Tremores
- Sintomas de hipotireoidismo:
- Falta de energia e disposição
- Sensação de frio fora do normal
- Prisão de ventre
Existem exames que ajudem a diagnosticar a tireoidite?
Sim. O médico pode solicitar alguns exames de sangue, com dosagens no sangue dos níveis dos hormônios tireoidianos, pesquisa de anticorpos anti-tireoide e exames inflamatórios.
Além dos exames de sangue, podem ser solicitados: ultrassonografia da tireoide e cintilografia da tireoide, quando indicados pelo médico.
Como é o tratamento da tireoidite?
O tratamento depende dos sintomas e da causa da tireoidite. Se não houver sintomas, pode ser que não seja necessário nenhum tratamento.
Em alguns casos, pode ser necessário o uso de:
- Hormônios tireoidianos
- Analgésicos e anti-inflamatórios
- Beta-bloqueadores (medicamentos que ajudam a reduzir a frequência cardíaca)
- Antibióticos
Leia também:
Diagnóstico dos nódulos de tireoide
Os nódulos tireoidianos podem ser palpáveis à palpação tireoidiana durante o exame clínico. Mas nem sempre isso acontece. Depende do tamanho do nódulo, de sua localização e de características do pescoço da pessoa que está sendo examinada. Após a palpação com suspeita...
Tireoidite pós parto
O que é tireoidite pós parto? Tireoidite é o nome que damos a uma inflamação da glândula tireoide, que está localizada na região anterior do pescoço. A glândula tireoide é a responsável pela produção dos hormônios tireoidianos (T4 e T3), que, por sua vez, controlam o...
Deficiência de iodo
O sal é iodado no Brasil. Em virtude desse fato, nosso consumo diário de iodo costuma estar dentro das metas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 90 mcg por dia para crianças de até 5 anos;120 mcg por dia para crianças entre 6 e 12 anos;150 mcg por...
Hipotireoidismo
O que é Hipotireoidismo? O hipotireoidismo é uma doença que faz com a pessoa se sinta cansada. Ele acontece quando a tireoide produz uma quantidade insuficiente de hormônio tireoidiano. A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço; ela produz o...