Quais são os objetivos do tratamento do Diabetes tipo 2 (DM2)?
- Manter os níveis de glicemia (açúcar do sangue) em valores normais ou próximos do normal
- Prevenir problemas futuros que podem acontecer em pessoas com diabetes
Como o DM2 é tratado?
- Mudanças na alimentação
- Mudanças no estilo de vida
- Medicamentos
Quais as mudanças na alimentação e no estilo de vida devem fazer parte do tratamento?
- Perda de peso
- Incluir alimentos saudáveis na alimentação
- Atividade física regular
- Não fumar
Quais são os remédios usados para tratar o DM2?
Há vários remédios diferentes que podem ser usados para tratar o DM2. O primeiro medicamento que a maioria das pessoas com DM2 recebe é a metformina.
Como saber se o tratamento está fazendo efeito?
Uma das formas de verificar se o tratamento está adequado é verificar os níveis da glicemia. Os diabéticos podem usar um aparelho para verificar a glicemia em casa mesmo; esse aparelho é chamado glicosímetro.
Também podem ser feitos exames em laboratório para verificar o efeito do tratamento, que inclui a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada (HbA1c). Esse último exame verifica como os níveis de açúcar estiveram nos últimos 2 ou 3 meses.
E se os níveis de glicemia ainda estiverem elevados?
Se os níveis da glicemia continuarem elevados mesmo com o uso da metformina, outros medicamentos podem ser necessários para que os níveis de glicemia sejam normalizados.
O segundo medicamento a ser associado no tratamento dependerá de algumas escolhas a serem tomadas pelo médico e pelo diabético em conjunto.
Alguns medicamentos podem levar a uma queda da glicemia a níveis abaixo dos normais, que é a hipoglicemia.
Os sintomas de hipoglicemia incluem:
- Tremores
- Transpiração excessiva
- Fome
- Mal estar
A hipoglicemia deve ser tratada prontamente, porque pode levar a desmaio se a glicemia permanecer muito baixa. Os sintomas melhoram com a ingestão de algum alimento que contenha açúcar de fácil absorção.
O que é insulina?
Nosso pâncreas produz um hormônio chamado insulina que faz com a glicose entre dentro das células do corpo para ser usada como energia, e assim abaixa e controla dos níveis da glicemia.
Substâncias semelhantes à insulina produzida pelo pâncreas são produzidas pelos laboratórios para serem usadas como medicamentos que ajudam a controlar os níveis do açúcar do sangue em diabéticos. Ela é usada como uma injeção que deve ser feita no tecido subcutâneo (abaixo da pele) e que o próprio diabético pode aplicar em si mesmo. A insulina pode ser usada como um medicamento a ser associado aos outros que o diabético já utiliza ou como um tratamento único.
O médico deve orientar:
- como aplicar a insulina
- quando deve ser utilizada a insulina
- qual insulina deverá ser usada (há diferentes tipos de insulina e que começam a agir em tempos diferentes)
- qual a dose de insulina que deve ser utilizada
- quando verificar os níveis de glicemia
A quantidade de insulina geralmente sofre variação quando o diabético fica doente, faz uma cirurgia, viaja ou dependendo do tipo de alimento que ingere.
Há necessidade de outros medicamentos?
As pessoas com diabetes podem necessitar de outros medicamentos para tratar alguns problemas de saúde que aparecem com maior frequência em diabéticos. As pessoas com pressão elevada devem tomar medicamentos que ajudem a controlar os níveis de pressão, ajudando a reduzir os riscos de um infarto ou de um derrame.
O diabético deve consultar seu médico regularmente (a cada 3 ou 4 meses, mesmo se os valores de glicemia estiverem controlados). O médico pode orientar quanto à necessidade de outros tratamentos tanto para o diabetes como para problemas associados.
Leia também:
A Tecnologia e o Diabetes: medidores de glicemia
Na postagem anterior, foi discutida a história do Diabetes, da descoberta da insulina, e dos equipamentos utilizados para a sua administração. Mas isso é apenas uma parte da história. Também são extremamente importantes os medidores de glicemia, utilizados no dia a...
A Tecnologia e o Diabetes
Muitos veem a medicina como uma área fundamentalmente humana, baseada na interação entre médico e paciente, no estudo de processos biológicos humanos, e no instinto social da espécie, a fim de cuidar da sua comunidade. É verdade que todos esses fatores são...
Hipoglicemia
Hipoglicemia é o nome dado quando o nível de açúcar no sangue está abaixo do normal. O que exatamente isso significa pode ser variável dependendo da situação e idade, mas, para a maioria dos indivíduos portadores de diabetes, valores de glicemia abaixo de 70 mg/ml são...
Prevenção do Diabetes tipo 2
Atualmente, estima-se que cerca de 460 milhões de pessoas, equivalente a 9% da população mundial, possua algum tipo de diabetes. Os mesmos estudos também projetam que este número tenderá a aumentar ao longo das próximas décadas, chegando a cerca de 11% da população...