Agende por Whatsapp: +11 96917-0390

Atualmente, estima-se que cerca de 460 milhões de pessoas, equivalente a 9% da população mundial, possua algum tipo de diabetes. Os mesmos estudos também projetam que este número tenderá a aumentar ao longo das próximas décadas, chegando a cerca de 11% da população mundial em 2045.

Apesar de existir tratamento, o diabetes é uma doença crônica que pode levar a uma série de problemas de saúde a longo prazo, especialmente se estiver descompensado. Felizmente, o diabetes tipo 2, que é o tipo mais prevalente, pode ser prevenido ou postergado, sendo necessário adotar algumas mudanças de estilo de vida.

Controle do peso

Estar acima do peso é a principal causa do diabetes tipo 2: pessoas com sobrepeso são cerca de 7 vezes mais propensas a desenvolver diabetes que uma pessoa saudável, enquanto aquelas com obesidade estão com um risco entre 20 e 40 vezes maior.

Desta forma, o controle do peso é absolutamente essencial como forma de prevenção da doença, além de ter uma série de outros benefícios para a saúde, por prevenir todas as outras consequências associadas a obesidade, como aumento de risco cardiovascular e aumento de incidência de diversos tipos de câncer.

Exercício físico

Além de ser útil para estabelecer o já mencionado controle do peso, o exercício físico também ajuda a prevenir o diabetes tipo 2 diretamente de diversas formas.

Durante a atividade física, os músculos precisam de mais energia e, para isso, consomem o excesso de glicose que esteja circulando no sangue. Além disso, no final da atividade, os músculos precisam refazer suas próprias reservas de energia, na forma de glicogênio, que também é consumido quando em atividade intensa. Para isso, eles extraem ainda mais glicose do sangue e transformam em glicogênio.

De forma geral, recomenda-se ao menos 30 minutos de atividade física moderada 5 vezes na semana para obter esses e outros benefícios, mas um profissional pode ajudá-lo a personalizar uma rotina ideal para sua disponibilidade e suas necessidades.

Alimentação e Diabetes tipo 2

Por fim, uma boa alimentação, tanto em quantidade quanto em qualidade, também é essencial para a prevenção do diabetes tipo 2.

Embora seja extremamente importante não exagerar na quantidade de calorias ingeridas, deve-se ressaltar que nem todas as calorias são iguais. Alimentos muito ricos em açúcares e carboidratos de rápida digestão, como doces, massas não integrais e arroz branco, além de não terem grande valor nutricional, também são piores para a prevenção do diabetes.

Outro grande vilão alimentar são os alimentos muito processados, como salgadinhos, refrigerantes e comida enlatada, que, além de também possuírem os já mencionados carboidratos de fácil digestão, também podem possuir muitas gorduras saturadas e/ou trans, além de diversos aditivos alimentares cujos efeitos estão se mostrando cada vez mais prejudiciais.

Boas alternativas a esses produtos são carboidratos fibrosos, como frutas, legumes e grãos integrais, gorduras (poli-)insaturadas, como azeites e ômega 3, e proteínas magras, como peixe e frango.

Também pode ser muito útil consultar um nutricionista, que ajuda a desenvolver uma dieta específica para suas necessidades calóricas e nutricionais, e a sanar quaisquer dúvidas acerca de uma boa alimentação.

Com os devidos cuidados, o diabetes tipo 2 pode, sim, em muitos casos, ser prevenido. Para isso, são necessárias algumas mudanças simples de estilo de vida que, por mais que demandem algum esforço inicial, são absolutamente fundamentais para garantir e manter uma boa saúde.

Leia mais sobre diabetes clicando aqui:

Referências: