Agende por Whatsapp: +11 96917-0390

O que é Hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é uma doença que faz com a pessoa se sinta cansada.

Ele acontece quando a tireoide produz uma quantidade insuficiente de hormônio tireoidiano. A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço; ela produz o hormônio tireoidiano, que é importante no controle do estoque e gasto energético pelo corpo.

Quais são os sintomas do hipotireoidismo?

Algumas pessoas com hipotireoidismo não referem sintomas. Mas a maioria das pessoas refere cansaço.

Outros sintomas que podem aparecer são:

  • Falta de energia
  • Queda de cabelo ou cabelo quebradiço
  • Obstipação

Se não for tratado, o hipotireoidismo pode causar redução na frequência dos batimentos cardíacos, o que pode levar a maior cansaço e falta de ar durante a realização de exercícios físicos. Também podem ser observados aumento nos valores da pressão arterial e nos níveis do colesterol, favorecendo um aumento no risco cardio-vascular.

Nas mulheres, o hipotireoidismo pode causar interrupção das menstruações e pode dificultar engravidar. Caso a mulher consiga engravidar em vigência de um hipotireoidismo não tratado, há maior risco de abortamento e de problemas no desenvolvimento do bebê.

Há exames para identificar o hipotireoidismo?

Sim. O hipotiroidismo pode ser diagnosticado através de exames de sangue.

Como se trata o hipotireoidismo?

O tratamento do hipotireoidismo envolve o uso do hormônio da tireoide em comprimidos todos os dias. Cerca de 6 semanas após o início do tratamento, podem ser feitos novos exames de sangue para verificar se os níveis hormonais foram normalizados. Dependendo dos resultados, a dosagem do hormônio que está sendo utilizado poderá ser ajustada. A maioria das pessoas com hipotireoidismo necessita do uso do hormônio a vida toda.

A quantidade de hormônio a ser usada deve ser bem controlada. O uso de uma quantidade acima da necessária para o corpo também pode trazer problemas, como arritmias cardíacas e osteoporose.

E se a mulher engravidar?

A maioria das mulheres com hipotireoidismo apresentam gestações saudáveis e sem problemas. Mas pode haver necessidade de ajuste da dose da medicação durante os meses da gravidez. Haverá necessidade de verificação dos níveis hormonais a cada 4 semanas.

 

Leia também:

Diagnóstico dos nódulos de tireoide

Diagnóstico dos nódulos de tireoide

Os nódulos tireoidianos podem ser palpáveis à palpação tireoidiana durante o exame clínico. Mas nem sempre isso acontece. Depende do tamanho do nódulo, de sua localização e de características do pescoço da pessoa que está sendo examinada. Após a palpação com suspeita...

Tireoidite

Tireoidite

O que é tireoidite? A tireoidite é uma doença na qual a glândula tireoide fica inflamada. A tireoide produz os hormônios tireoidianos, que controlam o metabolismo do nosso corpo. A inflamação que acontece na tireoide nessa situação de tireoidite faz com que grandes...

Tireoidite pós parto

Tireoidite pós parto

O que é tireoidite pós parto? Tireoidite é o nome que damos a uma inflamação da glândula tireoide, que está localizada na região anterior do pescoço. A glândula tireoide é a responsável pela produção dos hormônios tireoidianos (T4 e T3), que, por sua vez, controlam o...

Deficiência de iodo

Deficiência de iodo

O sal é iodado no Brasil. Em virtude desse fato, nosso consumo diário de iodo costuma estar dentro das metas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 90 mcg por dia para crianças de até 5 anos;120 mcg por dia para crianças entre 6 e 12 anos;150 mcg por...