Agende por Whatsapp: +11 96917-0390

O que é deficiência de Vitamina B12 e de ácido fólico?

As vitaminas B12 e ácido fólico (também conhecido como folato ou vitamina B9) são 2 vitaminas diferentes do complexo de vitaminas B e nosso corpo precisa para ter um funcionamento normal. Quando os níveis dosados no sangue indicam deficiência, isso significa que não existe a quantidade adequada para um funcionamento adequado das atividade do corpo dependentes dessas vitaminas.

Pode haver a deficiência de apenas uma delas ou de ambas.

Hoje em dia, temos observado um grande número de pessoas com deficiência de Vitamina B12.

 

Por que essas vitaminas são importantes (Vitamina B12 e ácido fólico)?

A vitamina B12 entra em diversos processos no organismo; ela é importante para a produção de células do sangue, como os glóbulos vermelhos, e para o funcionamento adequado dos nervos e do sistema nervoso. Sem a vitamina B12, podem surgir anemia e alguns quadros de dores nas pernas ou em outras regiões do corpo decorrentes de neuropatia.

O ácido fólico também é importante para a produção de novas células, em especial para as células do sangue. As mulheres que planejam engravidar precisam de quantidades maiores de ácido fólico para que o desenvolvimento do feto seja adequado, especialmente nos primeiros três meses da gestação. O ácido fólico ajuda a prevenir malformações do tubo neural no feto.

 

O que causa deficiência de Vitamina B12 e de ácido fólico?

Pode haver deficiência dessas vitaminas nas situações abaixo:

  1. Não há ingestão em quantidades suficientes de alimentos que contenham essas vitaminas. O ácido fólico pode ser usado para enriquecimento de grãos e cereais, então, é mais provável que seu consumo esteja dentro da quantidade necessária. Entretanto, a vitamina B12 está presente principalmente nas carnes; então, as pessoas adeptas de dieta vegetariana, especialmente os veganos, com frequência necessitam de suplementação de vitamina B12.
  2. Pode haver a ingestão de alimentos com quantidades adequadas das vitaminas, mas o organismo pode ter alguma dificuldade na absorção das mesmas. Isso pode acontecer após cirurgias bariátricas (para redução do peso) ou como efeito colateral de alguma medicação. Nos dois casos, a deficiência mais comum é de vitamina B12.
  3. Pessoas que tenham algum problema que leve a uma maior necessidade dessas vitaminas, em especial do ácido fólico. É o caso de algumas doenças de pele e de alguns tipos de anemia, como o talassemia.

 

Quais são os sintomas de deficiência de Vitamina B12 ou de ácido fólico?

A deficiência de uma delas ou de ambas pode levar a redução das células do sangue:

  • Deficiência de glóbulos vermelhos: nesse caso, teremos o desenvolvimento de anemia. Os sintomas podem ser decorrentes da anemia, com maior cansaço, dor de cabeça, falta de ar, sonolência.
  • Deficiência dos glóbulos brancos: nesse caso, pode haver maior tendência a infecções.
  • Deficiência de Plaquetas: nessa situação, pode haver maior tendência a sangramentos após cortes ou machucados.

A falta de vitamina B12 também pode causar sintomas relacionados ao cérebro ou aos nervos. Alguns desses sintomas podem ser:

  • Formigamento nas mãos ou nos pés
  • Dificuldade para andar
  • Mudanças de humor
  • Problemas de memória

 

Quando procurar um médico?

Deve-se procurar um médico caso haja qualquer dos sintomas descritos ou qualquer suspeita de deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico.

 

Há um exame que possa dosar a quantidade de vitamina B12 e ácido fólico no corpo?

Sim. Existem exames de sangue que podem ajudar a detectar se existe ou não deficiência.

 

Como tratar a deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico?

A deficiência de vitamina B12 é tratada com a suplementação dessa vitamina na forma de comprimidos ou de injeções. O médico avalia qual a melhor forma de suplementação e discute com o paciente.

A deficiência de ácido fólico é suplementada por comprimidos. No caso de mulheres gestantes ou que estejam planejando engravidar, o obstetra deve avaliar o nível do ácido fólico e suplementar se necessário.

 

Pode-se prevenir a deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico?

Sim. Pode-se reduzir a chance de desenvolver deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico através da ingestão de alimentos ricos nas duas vitaminas. Os alimentos ricos em vitamina B12 incluem alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos e leite. Os alimentos ricos em ácido fólico incluem as frutas e vegetais de folhas verdes. Como descrito previamente, alguns alimentos industrializados são enriquecidos com ácido fólico, como pães e cereais.

 

Leia também:

Intolerância à Lactose: o que é?

Intolerância à Lactose: o que é?

A intolerância ao leite e aos produtos lácteos ocorre nos indivíduos que possuem níveis insuficientes da enzima lactase, responsável por digerir a lactose. A intolerância à lactose em adultos é bastante comum e afeta cerca de 40% dos brasileiros e 70% da população...

Jejum intermitente

Jejum intermitente

Jejum é o período em que não é ingerido nenhum tipo de alimento com base calórica; e intermitente significa que o jejum não ocorre de maneira contínua, mas sim por um tempo determinado. Então, a prática do jejum intermitente consiste, basicamente, em alternar períodos...

A importância dos sais minerais na alimentação

A importância dos sais minerais na alimentação

Você já ouviu a famosa frase: VOCÊ É AQUILO QUE VOCÊ COME? Essa afirmação é muito real e mostra com clareza a importância dos alimentos na nossa saúde. Uma alimentação mal balanceada, rica em carboidratos e gorduras (ruins) pode provocar inúmeros problemas de saúde....

Deficiência de iodo

Deficiência de iodo

O sal é iodado no Brasil. Em virtude desse fato, nosso consumo diário de iodo costuma estar dentro das metas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 90 mcg por dia para crianças de até 5 anos;120 mcg por dia para crianças entre 6 e 12 anos;150 mcg por...