Evite a desidratação no verão
A hidratação é extremamente importante, não só para diabéticos, pois mantém o corpo saudável – todos os mais importantes processos, como transporte de nutrientes e oxigênio pelo sangue e expulsão de excretas pela urina, são completamente dependentes de água.
Quando a água ingerida não é suficiente para compensar as perdas ocasionadas pela respiração, transpiração e urina, ocorre a desidratação.
Em períodos pequenos, como em um dia em que a ingestão de água foi levemente menor do que o habitual, ela costuma ser imperceptível e desaparece assim que essa água é ingerida. Porém, quando o nível de água no sangue cai demais, a desidratação começa a ocasionar diversos problemas, que progridem conforme a condição se agrava.
Diabéticos possuem especial risco de desenvolver essa condição e de ter sintomas mais graves, e além de se manterem muito atentos para evitá-la é bom que se mantenham a hidratação em dia.
Fatores que levam diabéticos a desidratação:
- Diabéticos que não estejam com a glicemia sob controle possuem mais açúcar no sangue. Isso leva o corpo a expulsar essa glicose adicional por meio da urina. Com aumento do volume de urina, caso não haja um aumento da ingestão de água, ocorre a desidratação do organismo.
- Com a idade, é comum que se esqueça de se hidratar frequentemente, predispondo a desidratação. Como muitos idosos possuem o diabetes, esse grupo está ainda mais predisposto a desenvolver esse problema.
Riscos de desidratação:
- Caso a desidratação seja leve, podem ocorrer tontura, fadiga, confusão e boca seca.
- Em casos crônicos e mais graves, podem ocorrer:
- Problemas no rim e infecções urinárias
- Convulsões
- Redução de volume sanguíneo, que pode levar a desmaio
- Diabéticos podem, além das complicações anteriores, ver uma piora do seu quadro. Isso porque, com a queda do volume de água no sangue, o açúcar ali presente fica mais concentrado, aumentando a glicemia. Se esse aumento for muito grande, podem ocorrer consequências graves, como o coma.
Como se hidratar corretamente
Para prevenir a desidratação, é necessária uma boa hidratação diária, que consiste no amplo consumo de água e de alimentos ricos nesse composto, como frutas e verduras.
Bebidas ricas em açúcar, como refrigerantes e sucos artificiais, são extremamente maléficas para a saúde, especialmente a de pessoas com diabetes, por elevarem muito a glicemia. Além disso, muitos contém sal e outras substâncias adicionadas justamente para manter a sede e estimular a produção de urina após o consumo, o que reduz drasticamente seu efeito hidratante.
Mesmo substitutos dietéticos, que utilizam adoçantes no lugar de açúcar, devem ser ingeridos com cuidado, pois existem dados preliminares que sugerem potenciais riscos a longo prazo.
Por fim, bebidas ricas em eletrólitos e destinadas para a prática esportiva compartilham dos mesmos problemas apresentados acima, e devem ser consumidas com moderação.
Especialmente durante o período do verão, é importante redobrar a atenção quanto à sua hidratação, especialmente se sofrer de diabetes. Caso haja qualquer dúvida quanto à conduta adequada, procure um especialista, para esclarecer suas dúvidas e garantir uma boa saúde.
Referências
- https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/dehydration/symptoms-causes/syc-20354086
- https://www.bda.uk.com/resource/the-importance-of-hydration.html
- https://www.diabetes.org/healthy-living/fitness/sports-drinks-impact-on-glucose-blood-sugar
- https://www.niddk.nih.gov/health-information/diabetes/overview/preventing-problems/diabetic-kidney-disease#how
- https://www.nhs.uk/conditions/dehydration/