É uma condição que causa vários problemas de saúde, incluindo ganho de peso, fraqueza muscular, enfraquecimento dos ossos e aumento da pressão arterial.

A síndrome de Cushing ocorre quando uma pessoa tem um excesso de cortisol no corpo. O cortisol é um hormônio que ajuda o corpo a funcionar normalmente. Mas quando ele está em excesso no corpo, aparecem problemas de saúde.

O cortisol é produzido pelas glândulas adrenais, que são pequenos órgãos localizados próximos à parte superior de cada um dos rins. Normalmente o cortisol é produzido depois que as adrenais recebem um estímulo de um hormônio produzido pela hipófise, que é uma glândula localizada logo abaixo do cérebro.

Quais são as causas da síndrome de Cushing?

A síndrome de Cushing pode ser causada por:

• Medicamentos que agem como o cortisol, também chamados esteróides; algumas pessoas podem necessitar de doses elevadas desses medicamentos para tratamento da asma ou de alguns tipos de artrites. Esses medicamentos são diferentes dos esteróides que os atletas tomam para aumentar a massa muscular.
  • Aumento da produção do ACTH (hormônio que estimula a produção de cortisol pelas adrenais) pela hipófise ou em outras partes do corpo.
  • Problemas nas adrenais que podem levar ao aumento da produção de cortisol.

Quais são os sintomas da síndrome de Cushing?

As pessoas com síndrome de Cushing podem ter um ou mais dos seguintes sintomas:

• Ganho de peso, com maior concentração de gordura na face, pescoço, nas costas e/ou no abdome
  • Pele fina; maior tendência ao aparecimento de estrias vermelhas
  • Interrupção da menstruação ou presença de ciclos irregulares (nas mulheres)
  • Aumento de pelos no corpo, pele oleosa ou acne
  • Fraqueza muscular nos braços e nas pernas
  • Enfraquecimento dos ossos, com maior tendência à fratura
  • Diabetes (aumento dos níveis de açúcar no sangue)
  • Aumento da pressão arterial e problemas cardíacos
  • Alterações no humor, como depressão, angústia, irritabilidade
  • Maior facilidade para o aparecimento de infecções

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Se os sintomas e a doença não forem tratados, eles podem piorar ao longo do tempo e haver aumento da mortalidade.

Há um exame para identificar a síndrome de Cushing?

Sim. Há exames de sangue, urina ou de saliva que medem a quantidade de cortisol. Se o cortisol estiver elevado, podem ser necessários outros exames para identificar a origem do problema.

Como a síndrome de Cushing é tratada?

O tratamento da síndrome de Cushing depende da causa.

Se a causa não for o excesso de medicamentos esteróides, o tratamento pode incluir:

• Cirurgia
  • Radioterapia