A intolerância ao leite e aos produtos lácteos ocorre nos indivíduos que possuem níveis insuficientes da enzima lactase, responsável por digerir a lactose. A intolerância à lactose em adultos é bastante comum e afeta cerca de 40% dos brasileiros e 70% da população mundial, cujas causas estão muito relacionadas com a falta de produção de lactase na fase adulta.
Quem sofre com esse problema deve seguir uma dieta isenta de leite e seus derivados, já que eles são compostos pela Lactose. Deve-se ter sempre muita atenção à composição e rotulagem desses produtos. Vale lembrar que em muitos casos a intolerância à lactose é reversível, sendo possível voltar a consumir lactose gradativamente após o tratamento.
O cuidado com a alimentação devem ser primordiais para evitar todos os sintomas decorrentes do consumo de lactose. Os principais sintomas são: desconforto gástrico, diarreia e gases. Nos dias atuais, existem medicamentos contendo a enzima lactase, possibilitando a digestão da lactose dos alimentos e, dessa forma, permitindo que o intolerante possa consumir alimentos que possuem lactose.
Além da enzima, temos uma grande variedade de produtos alimentícios que são livres de lactose, fabricados especialmente para intolerantes.
Alimentos permitidos:
Todos aqueles que não são derivados de leite e nem possuem lactose em sua composição:
- Frutas, legumes e verduras: esses alimentos não contêm lactose em sua composição e são, portanto, permitidos.
- Carne: Carne de boi, frango, porco, peru, peixe, entre outras são permitidas. Caso opte-se por pacotes de carne temperada, é importante verificar os ingredientes utilizados para dar sabor ao alimento. O melhor é evitar qualquer alimento industrializado.
- Temperos e molhos: a maioria dos temperos e molhos (ketchup, mostarda, maionese, azeite, vinagre, oleo, ervas) utilizados na cozinha brasileira não possuem lactose, logo, são permitidos na dieta.
- Bebidas: sucos, refrigerantes, vinhos, e cervejas são seguros para quem tem intolerância à lactose.
Atenção aos Alimentos industrializados:
Quem possui intolerância à lactose deve tomar muito cuidado ao consumir qualquer produto industrializado, pois vários contêm leite ou um de seus derivados. Entre eles, estão as bolachas, os pães e os biscoitos salgados. Sempre verifique os ingredientes no rótulo do produto; caso haja traços de lactose, este alimento não deverá ser consumido.
Embutidos e processados: salsicha, nuggets, frios e comidas congeladas geralmente possuem lactose. Evite o consumo.
Leite: o leite de origem animal e todos os seus derivados, como o queijo, a manteiga e os mais diversos tipos de cremes, não devem fazer parte do cardápio dos intolerantes à lactose.
Devemos ressaltar a importância da alimentação saudável em quaisquer situações. Evite ao máximo alimentos industrializados e com muitos ingredientes com nomes desconhecidos em sua composição. Opte sempre por alimentos mais naturais e varie sempre.
Lembre-se – descasque mais e desembrulhe menos.
Texto escrito pela Nutricionista Gabriela Castro – CRN3 51765
Fonte consulta: http://www.brazilhealth.com/ _ Brazil Health