O que é o exame de Hemoglobina glicada (HbA1c)?
O HbA1c é um exame usado para o diagnóstico de diabetes e para ajudar no seu acompanhamento e tratamento. Um nível de HbA1c de 6,5% ou maior indica diabetes. O teste avalia o valor médio de glicemia nos últimos 3 meses e mostra como o tratamento está funcionando de forma geral. Ele não substitui as medições diárias de glicemia, que mostram os níveis de glicemia naquele momento específico. Os níveis de glicemia sofrem variações ao longo do dia todo dependendo do que se come, de quando se come e da quantidade que é ingerida, além de sofrer influência das atividades físicas diárias e das medicações que são utilizadas.
Quando há muita glicose no sangue, uma parte da glicose entra nos glóbulos vermelhos do sangue e se liga à hemoglobina – uma proteína que carrega oxigênio para as células do corpo – criando a hemoglobina glicada. O exame de HbA1c mede a porcentagem de hemoglobina glicada no sangue.
Quanto mais alto o percentual de HbA1c, pior o controle glicêmico e maior a chance de desenvolver complicações do diabetes.
Quais devem ser os níveis de HbA1c?
A maioria das pessoas com diabetes deve tentar manter seus níveis de HbA1c abaixo de 7%. Alguns estudos mostraram que a manutenção dos níveis de HbA1c abaixo de 7% reduz os riscos de complicações do diabetes. Para indivíduos não diabéticos, o ideal seria manter valores entre 4 e 6%. Mas o nível desejável de HbA1c pode variar para cada pessoa, dependendo, principalmente, da idade.
Recomenda-se que a HbA1c seja realizada 4 vezes por ano. Entretanto, para pessoas que estejam controlando bem o diabetes sem medicamentos, ela pode ser realizada com menos frequência.
Converse sempre com seu médico sobre os níveis adequados de HbA1c para o seu caso.