Tenho recebido muitas mensagens de pessoas queridas preocupadas comigo, por ser médica, frente a esse momento em que estamos vivendo, e prestando solidariedade aos médicos e outros profissionais de saúde de forma geral. Não há nada que eu diga que consiga demonstrar de forma adequada minha gratidão neste momento.
Obrigada de coração!
Aproveitando, gostaria de falar sobre um aspecto importante referente ao confinamento, para as pessoas que precisam ficar em casa constantemente.
Mesmo que não haja compromissos com horários fixos, procure manter uma rotina. Com certeza, essa situação atual e o medo da infecção desanimam. A falta de horários e rotina contribuem para que o sono fique desregulado, piorando ainda mais o cansaço e o desânimo.
Na medida do possível, estabeleça uma rotina e coloque obrigações durante o dia:
- acordar em determinado horário fixo;
- fazer exercícios em casa (pode-se usar o YouTube ou alguns aplicativos; alguns professores de dança têm feito aulas on-line);
- fazer as refeições nos horários corretos;
- dormir no horário habitual.
O corpo precisa de uma rotina para ajudar no equilíbrio dos hormônios, o que ajuda a melhorar o bem estar.
Além disso, mesmo que não haja um quintal ou local para ficar ao sol, o ideal é abrir bem as janelas de casa e deixar que a luz solar ilumine tudo. Precisamos dessa noção adequada do horário do dia para equilibrarmos nosso corpo.
Nos próximos dias, tentarei dar outras sugestões de atividades que ajudam muito nesse momento, como meditação e leitura.
E estou aberta a qualquer sugestão ou solicitação que alguém tenha.
Cuidem-se todos! Fiquem bem e saudáveis.